Conheça agora uma ótima ação para engajar seus alunos

3 minutos para ler

Você já sentiu dificuldade em manter o interesse e aumentar a autoestima de seus alunos? Estes são desafios muito comuns no ambiente escolar e fazem educadores e profissionais quebrarem a cabeça em busca de soluções.

Presentear seus alunos com uma recompensa, como uma bolsa personalizada, por exemplo, pode fazer toda a diferença na hora de mantê-los engajados e envolvidos.

No post de hoje, vamos falar um pouco sobre como brindes personalizados podem ser recompensas úteis para motivar seus alunos. Confira abaixo, porque essa ideia vai ajudá-lo bastante.

Maior motivação inicial e envolvimento

Tanto no início do ano escolar, como no começo de um novo curso, é comum que o professor encontre alunos desmotivados, tímidos ou pouco envolvidos. A situação pode gerar um desafio difícil de enfrentar.

Neste momento, o professor pode promover atividades com recompensas por bom desempenho. Isso pode dar um gás na energia inicial dos alunos e criar uma relação positiva com a nova fase de aprendizado.

Caso as atividades em questão exijam o trabalho em grupo, os alunos poderão entrar em contato uns com os outros e estabelecer novos laços de amizade. Os efeitos serão positivos ao longo do ano todo.

Recompensas criam objetivos

Nem sempre os alunos estarão dispostos a realizar certas tarefas. Imagine, porém, que ao final da tarefa o aluno com melhor desempenho seja presenteado com uma mochila personalizada?

Quando utilizado de maneira inteligente, o método de estabelecer uma recompensa faz alunos se organizarem em torno de um objetivo. Para atingir esse objetivo, é necessário organização e disciplina.

Os alunos podem, portanto, trabalhar os dois conceitos e desenvolver habilidades. Ainda que não consigam ganhar o prêmio, podem receber um feedback construtivo, sendo encorajados a melhorar em oportunidades futuras.

Melhoria na relação alunos, pais e escola

Ao receber um brinde personalizado, o aluno cria uma memória afetiva baseada em sua conquista. Isso ajuda a melhorar a relação entre escola e aluno. Como consequência, a relação entre pais e escola também melhora.

Esses fatores são importantes na hora de manter a motivação do aluno alta, ao permitirem que o aluno valorize a escola e a veja de maneira positiva. Pais envolvidos também estarão mais dispostos a incentivar os filhos.

Cuidados ao fazer uso das recompensas

O uso de recompensas como motivação deve levar em conta alguns cuidados. A recompensa não deve ser o objetivo final das atividades, mas o resultado e prova do esforço dos alunos ao realizá-las.

Outro ponto muito importante é considerar, na hora de premiar os alunos, se eles absorveram as ideias principais e desenvolveram as habilidades pretendidas, ainda que tenham cometido erros. Só a participação não conta!

É essencial enfatizar o crescimento dos alunos e o porquê de terem conseguido receber a recompensa. Dessa forma, os alunos não irão valorizar apenas o resultado material, mas também o conhecimento adquirido.

Por último, mas não menos importante, é necessário escolher bem o brinde que servirá de recompensa para os alunos. Afinal, um brinde desinteressante pode não chamar a atenção e não criar a motivação desejada.

A Lael Brindes possui uma variedade de brindes como kits esportivosmochilas, recompensas ideais para a fase escolar.

Gostou? Então, não deixe de assinar nosso newsletter e, se necessário, entrar em contato conosco.

Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-